Infraestrutura Hidráulica Monolítica

Infraestruturas hidráulicas monolíticas: o que são e quais as vantagens?

A WiseFlow desenvolve peças monolíticas especiais para infraestruturas hidráulicas aplicadas em sistemas de abastecimento de água e saneamento, tanto em alta como em baixa.

Mas, porquê monolíticas? Que conceito é este?

Uma estrutura ou conjunto de subestruturas diz-se monolítica quando são assembladas de forma a comportarem-se como uma única estrutura. Este tipo de ligação reduz significativamente os movimentos relativos entre as peças, melhorando a eficiência estrutural.

Eis as principais vantagens desta solução de engenharia:

Maior Rigidez Estrutural

Uma montagem monolítica aumenta a rigidez global da estrutura, dado que as peças funcionam de forma mais aproximada como único elemento, resistindo melhor às cargas aplicadas.

Redução de Tensões Concentradas

As tensões são distribuídas de forma mais uniforme na ligação monolítica, o que reduz os pontos de fragilidade e o risco de falha localizada.

Melhor Resistência à Fadiga

Como não existem movimentos relativos entre as peças, o desgaste por fadiga é minimizado, o que aumenta a vida útil da estrutura.

Eliminação de Ligações Mecânicas

Com esta solução da WiseFlow, reduz-se ou elimina-se a necessidade de parafusos, rebites ou soldaduras adicionais, simplificando o processo de fabrico e manutenção.

Redução de Peso

Este tipo de solução pode levar a estruturas mais leves, já que elimina reforços e outros componentes necessários em ligações convencionais.

Eficiência na Transmissão de Cargas

A ligação monolítica permite que as forças sejam transmitidas mais directamente entre as peças, sem perdas de eficiência ou dissipação desnecessária.

Estanqueidade e Protecção

Estruturas monolíticas proporcionam uma melhor vedação contra líquidos, gases e contaminantes, sendo ideais para ambientes exigentes ou aplicações submersas. A ligação monolítica minimiza o risco de infiltrações. Com menos juntas ou ligações, eliminam-se potenciais vias de passagem para a água ou outros contaminantes.

Resistência à Pressão Hidrostática

Estruturas monolíticas suportam melhor pressões hidrostáticas através da distribuição uniforme das forças ao longo da estrutura. Assim sendo, reduz-se o risco de falhas associadas à abertura ou separação de juntas. Para além disso, a flexibilidade dos elementos de ligação admitem pequenos movimentos de rotação e torção que possam advir de assentamentos diferenciais do terreno.

Exemplos de Aplicação

  • Reservatórios e sistemas de abastecimento de água;
  • Caixas de visita em redes de saneamento;
  • Galerias de drenagem de águas pluviais;
  • Sistemas hidráulicos integrados de grande escala;