ReefConcrete: a WiseFlow desenvolve soluções inovadoras em betão para obras marítimas | Foto: Voo Creative Commons

ReefConcrete: as soluções inovadoras de betão para obras marítimas

A WiseFlow está comprometida com o betão e com a protecção dos ecossistemas.

Acreditamos que os nossos produtos e soluções ajudam a resolver o problema da contaminação de um dos elementos mais fundamentais da nossa vida e do planeta – a água.

A montante, protegemos e canalizamos em segurança o saneamento, as águas pluviais e os resíduos industriais perigosos para as estações de tratamento.

A jusante, apostamos na defesa das comunidades costeiras e das actividades económicas – portos, áreas balneares, marinas, espaço público e propriedade privada, corais offshore, etc. – com soluções de betão ecológicas e regeneradoras do ecossistema marinho.

Por isso, o nosso betão é diferente dos outros.

Tetrápodes: protegem a costa e albergam ecossistemas marinhos | Foto: Joseph/Creative Commons

O Betão Inteligente da WiseFlow que Protege e Estimula a Vida Marinha

Sabia que a equipa de investigação e desenvolvimento da WiseFlow possui uma fórmula própria de betão para infraestruturas marinhas?

A nossa solução ReefConcrete é composta por quatro opções/características fundamentais.

1. Mistura de Betão Marinho Bio-Activo

O ReefConcrete é uma fórmula de betão que incorpora componentes biológicos activos.

Eles servem para incentivar a fixação e crescimento de organismos marinhos (por exemplo, ostras, percebes, corais, algas) que por sua vez se ligam naturalmente ao substracto, reforçando assim a infraestrutura com o tempo.

Eis as características principais:

Agentes de Biocimentação

Incorporamos uma população controlada de bactérias compatíveis com o ambiente marinho conhecidas por induzirem a precipitação de carbonato de cálcio.

Este processo de precipitação induzida por microrganismos (MICP) repara microfissuras como também cria um substracto favorável para a fixação de larvas.

Aditivos Minerais

Misturamos pó fino de conchas ou calcário, que liberta iões de cálcio para apoiar a formação de conchas e actua como um enchimento natural.

Utilizamos materiais cimentícios suplementares (SCMs), como cinza volante ou escória, para melhorar a durabilidade, mantendo o equilíbrio químico necessário para ambientes marinhos.

Qualidade e Normas

A formulação da mistura é desenvolvida para cumprir ou exceder os requisitos de EN 206 / BS EN 206 e da série EN 934, garantindo que a resistência, a operacionalidade e a durabilidade estejam dentro dos parâmetros aceitáveis.

Os aditivos são seleccionados de acordo com ASTM C494 / C494M e AS 1478.1-2000, garantindo tempos de endurecimento e características de desempenho adequadas.

Tetrápodes: o betão WiseFlow adapta-se e estimula o meio marinho | Foto: Hotruong/Creative Commons

2. Aditivo com Enriquecimento Nutricional para Betão Convencional

A ideia passa por introduzir um aditivo numa mistura de betão convencional para criar um substrato quimicamente equilibrado que promove o desenvolvimento de um ecossistema marinho saudável e diversificado.

Eis as características principais:

Compostos de Libertação de Nutrientes

Formulámos um aditivo que liberta gradualmente minerais essenciais, como o cálcio, magnésio e oligoelementos.

Estes podem estimular a colonização inicial dos organismos marinhos sem comprometer a integridade estrutural do betão.

O aditivo inclui compostos encapsulados que retardam a libertação até que o betão tenha curado adequadamente, garantindo compatibilidade total com o desenvolvimento inicial da resistência.

Compatibilidade Microbiana

Inclui bioestimulantes que incentivam a activação de bactérias marinhas que, uma vez imersos, promovem o processo de biomineralização e a durabilidade a longo prazo.

Conformidade com Normas

Garantimos que a formulação do aditivo é testada e certificada de acordo com as normas EN 934-1 e EN 934-2, bem como SI 89, quando aplicável.

ReefConcrete | Inspirational Forms | Photo: Lehman/Creative Commons

3. Agentes Modificadores de Textura para Moldes e Revestimentos

Neste caso, projectamos as superfícies dos moldes ou os revestimentos aplicados após a cura para gerar texturas complexas que ofereçam micro-habitats, incentivando a colonização biológica.

Eis as características principais:

Design de Superfície Texturada

Integramos agentes modificadores de textura (por exemplo, micropartículas cerâmicas, fibras biodegradáveis ou aditivos poliméricos) directamente na mistura de betão para produzir uma superfície naturalmente rugosa e porosa.

Estes aditivos podem ser otimizados para criar uma variedade de características a microescala (riscos, sulcos, depressões) que imitam habitats naturais presentes em recifes de corais.

Revestimentos Ecológicos

Desenvolvemos revestimentos com nutrientes incorporados e polímeros marinhos seguros, que podem ser aplicados à superfície do betão após a cura.

Estes revestimentos promovem a formação inicial de biofilmes microbianos, como também fornecem uma barreira adicional contra ambientes marinhos corrosivos.

Conformidade com Normas

Todos os agentes modificadores de textura e revestimentos são avaliados segundo ASTM C494 / C494M e AS 1478.1-2000, para garantir que não afectam negativamente as propriedades mecânicas ou a durabilidade do betão.

ReefConcrete | Inspirational Niches | Photo: Ungaro/Creative Commons

4. Inserções de Moldes com Nichos Ecológicos

Neste último caso, desenhamos e implementamos inserções de moldes que pré-formem nichos ou casulos ecológicos directamente na estrutura de betão, proporcionando abrigo e pontos de ancoragem para a vida marinha desde o momento da instalação na água.

Eis as características principais:

Design das Inserções de Moldes

Desenvolvemos inserções modulares com geometrias complexas (canais, cavidades, fissuras e depressões) que criam uma rede de micro-nichos na superfície do betão.

Estes nichos podem ser estrategicamente posicionados para optimizar o fluxo de água e o acesso a nutrientes, promovendo assim uma colonização biológica sustentada e fluida.

Técnicas de Fabrico

Utilizamos métodos de fabrico avançados (como impressão 3D) para produzir inserções com geometrias altamente controladas.

As inserções são concebidas para serem removíveis após o endurecimento do betão – tipo molde – deixando para trás uma topografia detalhada que estimula a fixação dos organismos.

Integração com Normas

O design dos moldes e das inserções é validado em conformidade com EN 206 / BS EN 206 e a série EN 934, para assegurar que não compromete a integridade ou o desempenho global do betão.

 

É projectista? Contacte a WiseFlow. Saiba mais sobre as nossas soluções de nova geração para protecção costeira.